CEsp recebe ministro do Esporte para debater doping na quarta

Da Agência Senado | 23/10/2023, 17h44

A Comissão de Esporte (CEsp) promoverá, nesta quarta-feira (25), audiência pública para debater as dificuldades e soluções do combate ao doping no Brasil. A reunião, marcada para começar às 9h30, foi solicitada (REQ 21/2023) pelos senadores Romário (PL-RJ) e Carlos Portinho (PL-RJ). Entre os convidados está o ministro do Esporte, André Fufuca, que deve trazer o posicionamento da pasta sobre o assunto no âmbito nacional.

No requerimento, os parlamentares destacam que aprofundar a discussão sobre o doping no esporte tem o potencial de "promover a transparência no cenário esportivo, assim como prevenir o uso de substâncias proibidas e revisar as regulamentações já existentes”. Eles argumentam que é essencial direcionar esforços sobre a conscientização sobre os riscos associados ao doping.

“Essa conscientização não apenas informa, mas também contribui para a construção de uma cultura esportiva mais responsável. Incluir perspectivas diversas é uma medida que enriquece a discussão e amplia a compreensão das complexidades envolvidas no combate ao doping. Isso permite abordar as nuances desse desafio de maneira mais abrangente e eficaz”, afirmam os parlamentares no texto.

Os senadores Romário e Carlos Portinho defendem ainda que há a necessidade premente de garantir a integridade do esporte.

“Esse é o alicerce que sustenta a confiança dos atletas e do público no esporte, e sua preservação deve ser um compromisso constante [...]. O objetivo final é estabelecer um ambiente esportivo que seja verdadeiramente equitativo e saudável, onde os valores do esporte sejam preservados e onde os atletas possam competir com igualdade de condições”.

Convidados

Além do ministro Fufuca, também foram convidados para participar da audiência pública interativa :

Cristiane Vera de Araújo, Coordenadora-Geral de Educação da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem do Ministério do Esporte; Thomaz de Sousa Lima Mattos de Paiva, advogado; Terence Zveiter, Presidente Executivo e Financeiro da Academia Nacional de Direito Desportivo; Raquel Lima, do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; Marcelo Franklin, advogado; Ivan Pacheco, membro do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD).

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos ao vivo pelos senadores e debatedores. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)