Marcos do Val pede leis mais duras para combater o tráfico humano

Da Agência Senado | 03/10/2023, 16h46

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) defendeu, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (3), a necessidade de combater o tráfico humano, um crime que está aumentando em todo o mundo. O senador ressaltou a necessidade de criar mecanismos legislativos mais robustos para enfrentar essa atividade criminosa, especialmente o tráfico de crianças.

— Esse crime move uma indústria que fatura hoje, anualmente, US$ 150 bilhões em todo o planeta, ultrapassando o faturamento do tráfico de drogas, tráfico de cocaína e de todos os outros crimes de gravidade. Segundo autoridades especializadas, é um delito que cresceu 5.000% nos últimos anos. Hoje tem mais crianças escravizadas do que na época em que era permitida a escravidão — alertou.

De acordo com o senador, as redes de tráfico humano envolvem grandes poderes econômicos para defender o seu modus operandi.

— Faço um apelo para que possamos nos juntar na missão de, em conjunto com a Polícia Federal, a Interpol e especialistas, desenvolver mais avanços e aparatos legais para coibir o tráfico humano e a escravidão moderna em todo o mundo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)