Autorizada contratação de empréstimo para ampliar saneamento em Pernambuco

Da Agência Senado | 03/10/2023, 18h49

O Plenário aprovou nesta terça-feira (3), em votação simbólica, autorização para a contratação de empréstimo de até US$ 202 milhões pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a serem usados no financiamento parcial do Programa de Eficientização e Expansão do Saneamento de Pernambuco (PEX/PE). De autoria da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 95/2023 será encaminhado à promulgação.

A matéria, que teve aprovado pedido de urgência para sua apreciação, foi relatada em Plenário pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE). A votação foi acompanhada pelo presidente da Compesa, Alex Campos, e pelo deputado estadual Jarbas Vasconcelos Filho. A contratação do empréstimo junto ao New Development Bank (NDB), com garantia da União, já havia sido aprovada pela manhã na CAE.

— Pernambuco tem o maior déficit hídrico do país. É um desequilíbrio relevante, e por ter, de forma geológica, muito cristalino, fica com problemas no abastecimento de água e tem que se valer de adutoras e transposição de bacias. Esses recursos chegam exatamente para reforçar o abastecimento de água do estado, da região metropolitana do Recife e sobretudo do Agreste, onde tem o maior desequilíbrio. Água é vida, água é saúde, água é dignidade. Sem água nós perdemos o bem maior, que é a vida — concluiu o relator.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)