Cancelada reunião da CPMI do 8 de Janeiro desta quinta

Da Agência Senado | 28/09/2023, 09h06

Foi cancelada a reunião da CPMI do 8 de Janeiro, prevista para esta quinta-feira (28), a partir das 9h. A CPMI ainda definirá os próximos passos. De acordo com a secretaria do colegiado, nesta quinta o quórum poderia não ser alcançado, tendo sido também levado em consideração para o cancelamento o fato de a tentativa de explosão de uma bomba colocada em um caminhão-tanque de querosene no aeroporto de Brasília já ter sido tratado em outras oitivas.

Isso porque nesta quinta-feira senadores e deputados iriam ouvir Alan Diego dos Santos, preso no final do ano passado por participar dessa tentativa de explosão. Ele foi condenado a mais de cinco anos de prisão.

A convocação para o depoimento atendia a requerimentos apresentados pela relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Ana Paula Lobato (PSB-MA) e pelos deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG) e Delegado Ramagem (PL-RJ).

Também estava prevista a votação de requerimentos de interesse da base do governo e da oposição. A relatora da CPMI defende a convocação dos últimos comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica na gestão do então presidente Jair Bolsonaro. O presidente do colegiado, deputado Arthur Maia (União-BA), condicionou a votação de novos requerimentos propostos pelos governistas à apreciação de um pedido de convocação feito pela minoria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)