Situação do metrô do Recife é 'estarrecedora', aponta presidente da CAS

Da Agência Senado | 21/08/2023, 17h37

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), Humberto Costa (PT-PE), classificou como "estarrecedora" a situação do Metrô do Recife. O senador comandou uma comitiva formada por parlamentares e outras autoridades que fez uma vistoria nesta segunda-feira (21) nas instalações do modal de transporte que atende a região metropolitana da capital de Pernambuco. O objetivo da diligência é encontrar soluções para a crise na infraestrutura do sistema.

A visita dos parlamentares ocorreu em meio à greve dos metroviários. Além de melhoria nas condições de trabalho, a categoria pede a remoção da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do pacote de privatizações proposto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Humberto Costa reforçou que a preocupação central no momento é garantir a continuidade na prestação do serviço de mobilidade para a população.

—  O que nós vimos foi uma situação estarrecedora; é um sucateamento que foi realizado nos últimos dois governos, com redução de recursos de custeio e investimento. Mas, ao mesmo tempo, nós vimos o potencial que o metrô tem, seja pela expertise ou pela estrutura. O que nós precisamos, nesse momento, antes de qualquer discussão, é garantir que esse processo de sucateamento estanque. O que queremos é o metrô funcionando e funcionando bem para a população — apontou o presidente da CAS.

Além da vistoria em estações do metrô e à sede da CBTU, a diligência da Comissão de Assuntos Sociais Recife incluiu uma audiência pública no auditório da Universidade Católica de Pernambuco. O debate contou com a participação de deputados estaduais, vereadores, representantes da CBTU, de governos locais e do Sindicato dos Metroviários de Recife.

O deputado  federal Túlio Gadêlha (Rede-PE) disse que os deputados e senadores vão dialogar com o governo em busca de R$ 2 bilhões para garantir o bom funcionamento do serviço:

—  A gente precisa desse equipamento funcionando para o trabalhador. O metrô do Recife precisa ser público — apontou o deputado. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)