Rodrigues defende redução de IPI sobre eletrodomésticos da linha branca

Da Agência Senado | 03/08/2023, 12h05

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) defendeu, em pronunciamento na quarta-feira (2), proposta do governo para reduzir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a linha branca de eletrodomésticos, que inclui refrigerador, freezer, ar condicionado, lavadora de roupa, fogão, forno, micro-ondas e outros. Segundo o parlamentar, a medida impacta “direta e positivamente a vida de milhares de brasileiros de baixa renda, além de alavancar a indústria e o comércio varejista, reforçando a repercussão econômica”.

— Muito ajudou a implementação de um programa de redução do IPI para produtos da linha branca, implementado em 2009 pelo então presidente Lula. Naquele ano, o imposto sobre fogões caiu de 5% para zero. Sobre geladeiras, de 15% para 5%. Sobre máquinas de lavar, e 20% para 10% e sobre tanquinhos, de 10% para zero. E o resultado? De abril de 2009 até o início de 2010, esse segmento industrial usou cerca de 90% da capacidade de produção. As consequências positivas incluíram a expansão dos quadros e a contratação de funcionários que haviam sido dispensados na crise de 2008.

Rodrigues destacou que a redução do IPI de 2009 também foi vinculada a critérios de sustentabilidade. Segundo o senador, os fabricantes que comprovassem o menor gasto energético pagavam menos impostos, o que levou a medida a ser considerada também como sendo um imposto verde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)