Cleitinho defende voto auditável e corte de despesa com filhas de ex-militares

Da Agência Senado | 11/07/2023, 18h27

O senador Cleitinho (Republicanos–MG), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), informou que desarquivou a PEC 135/2019, que trata do voto auditável. O texto determina que os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico. Ele pediu aos senadores que assinem a proposta e relatou que conseguiu reunir 11 assinaturas, porém ainda faltam 27.

— Tem político de esquerda que já falava que é importante ter mais segurança nas eleições, tem político de centro, político de direita. Então, aqui todo mundo é a favor de ter mais segurança e mais transparência — afirmou.

Cleitinho mencionou também que a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) encaminhou para a Presidência da República indicação legislativa para extinguir as pensões de filhos e filhas de militares. Para ele, é importante colocar fim a esse benefício, que custa mais de R$ 6 bilhões aos cofres públicos.

O parlamentar anunciou que apresentará um projeto de lei, no mesmo sentido, para revogar a lei que garante o benefício para filhas solteiras de ex-parlamentares, senadores e deputados, a um custo anual de R$ 30 milhões.

— Em vez de aumentar imposto, vamos diminuir as despesas, porque as despesas estão muito altas para a população brasileira — disse.

O senador disse ainda que vai apresentar proposta para que políticos afastados de suas funções por suspeita de corrupção não recebam salário. Para ele, é injusto permitir que alguém comprovadamente corrupto continue a receber salário por um ano ou mais, até que a culpa seja efetivamente comprovada. Cleitinho defende que somente após a comprovação da inocência é que a pessoa deveria receber os vencimentos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)