Pacheco manifesta pesar por mortes de Sepúlveda Pertence, Paulinelli e Norma Haddad

Da Agência Senado | 04/07/2023, 17h29

Durante a sessão deliberativa desta terça-feira (4), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, manifestou pesar pela morte do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) José Paulo Sepúlveda Pertence, que faleceu no domingo (2) aos 85 anos. Pacheco destacou a luta de Sepúlveda Pertence na defesa dos valores democráticos.

— Dada a sua brilhante carreira no âmbito da advocacia e diante de sua intensa luta pelos valores democráticos, foi escolhido Procurador-Geral da República pelo presidente eleito Tancredo Neves, tendo sido nomeado ao cargo, em 1985, pelo presidente José Sarney. Em 1989, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, ocupando a Presidência da Suprema Corte de 1995 a 1997, da qual se aposentou em 2007. A partir de então, voltou a exercer o ofício da advocacia como mesmo esmero pelo qual era conhecido — recordou.

O presidente do Senado também lamentou as mortes do agrônomo e ex-ministro da Agricultura Alysson Paulinelli e também de Norma Haddad, mãe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Paolinelli faleceu no dia 29 de junho aos 86 anos de idade. Segundo Pacheco, ele é um ícone da moderna agricultura, tendo sido fundamental na estruturação da Embrapa.

— Alysson Paulinelli foi liderança e permanece como referência inquestionável da agricultura brasileira, e, em nome do Senado Federal brasileiro, presto as devidas homenagens à sua memória e solidariedade a sua família pela perda de um dos maiores nomes do desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira — disse.

Sobre Norma Haddad, que morreu no domingo (2), aos 85 anos, Pacheco registrou sua atuação em atividades de caridade. Ele manifestou solidariedade ao ministro Haddad e seus familiares.

— Dona Norma foi uma mulher exemplar, dedicou-se intensamente ao longo de sua vida a atividades de caridade em entidades religiosas e outras instituições filantrópicas. Essa dedicação e amor deixaram marcas profundas na vida daqueles que tiveram a alegria de conhecê-la — disse o presidente.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)