Declarações de Eduardo Bolsonaro contra a China repercutem entre os senadores

Anderson Vieira | 19/03/2020, 10h21

Senadores de oposição criticaram os ataques do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) ao governo chinês. Por meio das redes sociais, os parlamentares lembraram a importância do país nas relações comerciais com o Brasil e a necessidade de um bom relacionamento diplomático entre as duas nações. 

Na quarta-feira (19), em postagens no Twitter, o filho do presidente Jair Bolsonaro acusou os asiáticos de terem omitidos informações relevantes sobre o novo coronavírus e culpou o Partido Comunista Chinês pela pandemia. A repercussão foi imediata, e a embaixada da China chegou a dizer que ele tinha contraído "um vírus mental". 

Entre os senadores, houve pedidos de desculpas e críticas à atitude do deputado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), por exemplo, classificou de criminosa e irresponsável a atitude, visto que contraria os interesses nacionais diante de uma potência global. Segundo ele, a China tem experiência e recursos no combate ao coronavírus e o Brasil pode precisar disso futuramente. 

"A incontinência verbal dos filhotes de Bolsonaro ultrapassa qualquer limite de civilidade. Nosso repúdio às declarações absurdas proferidas por Eduardo Bolsonaro contra a China. Enquanto o mundo se une, a família Bolsonaro nos afasta. O Brasil é maior que isso!", declarou. 

O senador Jean Paul Prates (PT-RN) disse que, pelo tom da reposta do embaixador chinês, pode haver consequências para o Brasil:

"A oligofrenia do filho do presidente 'oficializou' a conspiratória tese que liga o coronavírus ao Partido Comunista Chinês. Recebeu uma resposta contundente do embaixador. Pelo tom pouco usual da resposta, certamente haverá consequências. Nem a paciência chinesa aguentou", afirmou o parlamentar, via Twitter. 

O senador Weverton (PDT-MA) considerou a polêmica desnecessária e pediu desculpas aos chineses: 

"Desnecessária e irresponsável a crise diplomática criada pelo deputado Eduardo Bolsonaro com o governo da China. Gastaria melhor o tempo ajudando a resolver a crise de saúde e econômica que já temos. Nossas desculpas ao povo chinês", afirmou. 

O senador Humberto Costa (PE), também não deixou passar a oportunidade de criticar a postura do deputado, que, para ele, é tão irresponsável quanto o pai. Humberto Costa disse que as bizarrices de Eduardo estão pondo em risco não só as relações de amizade, mas as relações econômicas entre os dois países. 

"Onde estão os covardes do agronegócio, dependentes da China, e tão silentes? Onde está a Vale do Rio Doce que tem a China como um de seus principais clientes?", indagou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)