Reguffe cobra do governo correção da tabela do IR

Da Redação | 21/03/2019, 17h00

O senador Reguffe (Sem partido- DF) cobrou do governo nesta quinta-feira (21) a correção dos limites de isenção da tabela do Imposto de Renda, que segundo ele foi uma promessa feita pelo governo atual na campanha eleitoral de 2018.

—  Eu tenho obrigação de vir a esta tribuna cobrar, até porque não cobro apenas do governo atual. Eu sou coerente: cobrei de todos os governos. Entra governo, sai governo, não se corrigem os limites de isenção da tabela do Imposto de Renda.

O senador lembrou que ano passado o Índice de Inflação Oficial (IPCA) foi de 3,75%. Para ele a não correção dos limites de isenção é um aumento de tributação disfarçado pelo governo.

—  Hoje é isento de pagamento de Imposto de Renda quem ganha até R$ 1.903,99. Se a tabela do Imposto de Renda fosse corrigida, se os limites de isenção fossem corrigidos, hoje não pagaria Imposto de Renda quem ganha até 3.689,94. E o que foi falado na campanha? Que não pagaria Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil. E nada mudou. Ninguém fala sobre isso. Isso passa despercebido. Não dá para aceitar isso.

O senador pediu ao Plenário que, caso o governo não cumpra a promessa feita ainda na campanha, a Casa vote seu projeto que garante a correção automática dos limites de isenção da tabela do Imposto de Renda, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 355/2015.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)