Excesso de glicose caracteriza diabetes, que tem três tipos

Da Redação | 15/03/2019, 11h52

O diabetes é causado pelo aumento da glicose no sangue, que acontece quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não consegue mais utilizar de maneira eficaz a insulina que produz. A insulina é o hormônio que regula a glicose no sangue.

Existem três tipos de diabetes, o tipo 1, o tipo 2 e o diabetes gestacional. A causa do diabetes tipo 1, que aparece geralmente na infância ou adolescência, é desconhecida e as pessoas que vivem com essa doença precisam da administração diária de insulina para regular a quantidade de glicose no sangue.

O tipo 2 atinge cerca de 90% dos pacientes diabéticos. Ele se manifesta mais frequentemente em adultos, mas crianças também podem apresentá-lo. Dependendo da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose.

Diabetes gestacional ocorre temporariamente durante a gravidez. As taxas de açúcar no sangue ficam acima do normal, mas ainda abaixo do valor para ser classificada como diabetes tipo 2.

Leia mais sobre a doença no Portal do Ministério da Saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)