Cerimônia de posse dos novos senadores é acompanhada por alto número de convidados

Da Redação | 01/02/2019, 18h59

Cerca de três mil pessoas, entre visitantes, parlamentares, funcionários e jornalistas, circularam pelo Congresso Nacional, em clima de tranquilidade, de acordo com a Polícia Legislativa, para acompanhar a cerimônia de posse dos senadores. Entre os presentes, familiares e amigos convidados dos senadores assistiram à solenidade nesta sexta-feira (1).

Dos 54 senadores empossados (dois por estado), 46 não estavam no Senado no ano passado, o que significa uma renovação histórica, de cerca de 85%. Cada parlamentar teve direito a 45 convites, um para a tribuna de honra, um para as galerias e mais 15 para o Salão Negro, onde foi disponibilizado um telão e 850 lugares. Os restantes ficaram nos gabinetes ou assistiram à posse no Auditório Petrônio Portela, cuja lotação, de 1.500 pessoas, ficou esgotada. Já no Plenário, estiveram presentes cerca de 200 pessoas, entre galerias e tribunas de honra e de imprensa.

Mãe do senador por Sergipe Alessandro Vieira, a senhora Jesus Vieira se mostrou orgulhosa e emocionada pela conquista do filho, ressaltando que não há políticos na família. Ao destacar a votação expressiva que o senador obteve (474.449), Jesus Vieira ressaltou a preparação dele para o cargo, já que é delegado da Polícia Civil, tendo sido delegado-geral da corporação no estado.

— O sonho dele é fazer a diferença. E ele já fez isso, inclusive, no processo seletivo para ocupação do gabinete. Então, a promessa e a expectativa para esse mandato são as melhores.

Segunda suplente da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), Ivani Boscolo participou pela primeira vez de uma posse no Congresso Nacional. Ela se mostrou confiante de que Mara fará um bom trabalho e disse que atuará no escritório em São Paulo, apoiando os projetos da senadora.

— Tenho muita fé de que esse trabalho será bem-sucedido — declarou.

Convidado do senador eleito pelo Rio Grande do Sul Luis Carlos Heinze (PP), o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, se mostrou satisfeito por participar da cerimônia. Ao considerar o senador um amigo íntimo, Dirceu afirmou que Heinze é qualificado, tendo sido eleito também com uma votação expressiva (2.316.365 votos).

— Bastante ligado ao segmento do agronegócio, ele foi muito prestigiado, especialmente, pelas cooperativas. Sabíamos que ele tinha chances de se eleger, mas, para nós, foi uma grata surpresa o reconhecimento maciço do povo gaúcho.

Convencimento

Filha do senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), Marina de Oliveira disse que a posse foi um momento muito aguardado pela família e amigos. Ela lembrou que insistia há muito tempo pela candidatura do pai a uma cadeira no Senado, mas ressaltou que o próprio parlamentar sempre soube “aguardar o momento adequado para tudo”.

— Poucos vão entender o que significa para nós a alegria desse momento. Somos evangélicos, da Igreja Batista, e a nossa expectativa para esse mandato é a melhor possível. Afinal, depois de nove mandatos como deputado federal, certamente, ele está muito preparado para isso.

Maranhão

A convite da senadora Eliziane Gama (PPS-MA), o jornalista Jeisael Pacheco esteve pela primeira vez no Congresso Nacional. Ele destacou a alegria de participar da posse da parlamentar que, segundo ele, fora eleita sendo pobre, mulher e não tendo parte em nenhuma família tradicional na política.

— Eu acredito que será um bom mandato, até porque ela deve isso à população. Ela precisa ser diferente, inclusive, honrando a origem dela.

Aclamação

Um grupo de aproximadamente 40 militantes ovacionou o senador Flávio Arns (Rede-PR), sob gritos de “o senador voltou” e aplausos. Eleito pelo Paraná com 2.331.740 votos, Arns havia sido senador entre 2003 e 2010, ano em que foi eleito vice-governador na chapa de Beto Richa (PSDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)