Rose de Freitas (Pode)

Da Redação | 18/01/2019, 17h58

Rosilda de Freitas nasceu em 1949, em Caratinga (MG). É jornalista, radialista, professora, produtora rural e agrimensora. Ela tem o nome parlamentar de Rose de Freitas.

Trajetória política: Filiou-se ao MDB em 1976. Em 1982, foi eleita deputada estadual pelo PMDB. Em 1986, elegeu-se deputada federal constituinte, trabalhando pela favor da igualdade de gêneros na Constituição. Atuou em seis mandatos na Câmara dos Deputados, entre 1987 e 2011. Foi autora da lei que aumentou a pena de 8 para 12 anos de prisão para o crime de estupro. É coautora de proposta de emenda à Constituição que reduz a idade penal para 16 anos. Foi a primeira mulher a compor as Mesas do Congresso e da Câmara.

Eleição/atuação: Rose de Freitas foi eleita em 2014 para o Senado e tem mais quatro anos de mandato. Apresentou projetos para ampliar a pena pelo crime de corrupção de menores e pela exigência de balança em estabelecimentos para conferir mercadorias lacradas. Presidiu a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização em 2017.

Suplentes: Luiz Osvaldo Pastore (MDB) e Schariff Moyses (PSDB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Espírito Santo Senado