José Bonifácio pode ser declarado oficialmente patrono da independência do Brasil

Sergio Vieira | 26/09/2017, 15h15

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou nesta terça-feira (26) o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG) que declara oficialmente o estadista José Bonifácio de Andrada e Silva como o Patrono da Independência do Brasil (PLC 94/2017). A proposta segue agora para a análise do Plenário do Senado.

Para Anastasia, embora seja considerado, de modo amplamente difundido, como o arquiteto do processo de independência (consolidado em 1822), falta ainda à memória de José Bonifácio "o reconhecimento oficial por parte do Estado brasileiro".

— Esteve na vanguarda da luta autonomista. Em 1821, quando a Corte portuguesa determinou que Dom Pedro retornasse a Portugal, Bonifácio escreveu-lhe uma carta solicitando que ficasse no Brasil. Certamente deve-se à influência dele a adesão de Dom Pedro à causa. Há autores inclusive que consideram que foi graças à sua orientação que a independência se deu sem choques — afirmou Anastasia durante a reunião.

Também na reunião desta terça-feira foi aprovado em turno suplementar o substitutivo de Marta Suplicy (PMDB-SP) ao projeto de Cristovam Buarque (PPS-DF), que estabelece padrões mínimos para a construção, adequação e equipamento pedagógico das escolas de educação básica (PLS 525/2009). A proposta pode seguir para a análise da Câmara dos Deputados, se não receber emendas para apreciação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)