Comissão discute inclusão da laringe eletrônica na tabela do SUS

Da Redação | 11/09/2017, 10h36

A inclusão, na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), do equipamento “Laringe Eletrônica”, utilizado em casos de retirada da laringe, será discutida em audiência pública interativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O debate está marcado para quinta-feira (14), às 9 horas.

O senador Dalírio Beber (PSDB-SC), que pediu a audiência, lembrou que o câncer de laringe é um dos mais comuns na região da boca e pescoço e que, nos casos avançados, é necessário fazer a laringectomia total. Esse procedimento faz com que o paciente perca a fala e tenha um orifício aberto no pescoço para poder respirar. Nesses casos, explicou o senador, a laringe eletrônica, pode ajudar.

O equipamento, produz uma voz robótica e distante do padrão vocal habitual, mas é um recurso de utilização imediata, de fácil aprendizado e que possibilita maior independência na comunicação do paciente.

Foram convidados para discutir o tema a fonoaudióloga Elisa Vieira, presidente da Associação de Câncer de Boca e Garganta, e a vice-presidente da associação,  Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros. Também devem participar representantes  da Coordenação-Geral de Doenças Crônicas e do Departamento de Atenção Especializada e Temática, ambos do Ministério da Saúde. A audiência é aberta à participação da sociedade pelo Portal e-Cidadania.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)