Integração econômica da América Latina será debatida com ministro das Relações Exteriores

Da Redação | 05/09/2017, 14h13

A integração econômica dos países da América Latina será tema de audiência pública com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. O convite ao chanceler foi aprovado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A ideia surgiu durante a fase de discussão de dois projetos que concedem incentivos a iniciativas que favoreçam a integração regional sul-americana (PLS 232/2011 e PLS 726/2011). O relator Ricardo Ferraço (PSDB-ES) considerou boa a intenção, mas apontou problemas nas duas propostas e elaborou voto contrário, que foi aprovado pela comissão.

Segundo ele, as duas propostas apresentam vícios por invadirem competências do Poder Executivo e também por desconsiderarem a Lei de Responsabilidade Fiscal e as normas do Mercosul.

Ao discutir a importância da integração entre o Brasil e seus vizinhos, os senadores Valdemir Moka (PMDB-MS) e Simone Tebet (PMDB-MS) defenderam a conclusão da Rota Bioceânica, rodovia que liga o Mato Grosso do Sul ao litoral do Chile.

Segundo eles, o projeto está perto de ser finalizado, e o único investimento necessário para o Brasil dar continuidade à obra é metade de uma ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho (MS), que custaria R$ 150 milhões. Além disso, explicaram, o Paraguai está fazendo a parte que compete àquele país, tomando providências para asfaltar o trecho que passa em seu território.

- O Brasil precisa chegar ao continente asiático pelo Pacífico. Nossos produtos chegarão muito mais baratos. O que falta para chegarmos ao Chile é a pavimentação de um trecho no Paraguai, que já tem dinheiro reservado e a obra está sendo licitada - avaliou Simone Tebet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)