Comissão aprova instituição do Dezembro Vermelho contra a Aids e DSTs

Sergio Vieira | 23/08/2017, 18h53

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e Outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (PLC 60/2017). O texto segue agora para análise do Plenário do Senado.

Dezembro Vermelho

Pelo texto aprovado, a campanha se chamará Dezembro Vermelho, e deverá ser realizada todos os anos durante o último mês do calendário.

A campanha será constituída de um conjunto de mobilizações e atividades relacionadas ao enfrentamento da Aids e das demais doenças sexualmente transmissíveis, tendo como foco a prevenção e assistência dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV.

O projeto, que foi relatado por Marta Suplicy (PMDB-SP), também determina que as mobilizações do Dezembro Vermelho serão desenvolvidas em parceria com entidades da sociedade civil e organismos internacionais. E sem prejuízo de outras ações, prevê a veiculação de campanhas na mídia, a realização de eventos, a iluminação de prédios na cor vermelha e a promoção de palestras e atividades educativas em geral.

- O Brasil é hoje o país que mais concentra casos de novas infecções por HIV na América Latina, com taxas de crescimento nas Regiões Nordeste e Norte, e entre homens que fazem sexo com outros homens - ressaltou a senadora.

Os números também tem sido "alarmantemente crescentes" entre jovens de 15 a 24 anos de idade, disse Marta Suplicy. Ela acredita que isso ocorre porque essa geração nasceu após a disseminação do tratamento da Aids com retrovirais.

- Ao contrário das gerações anteriores, essa nova geração não enxerga mais na contaminação pelo HIV quase que uma sentença de morte. Por isso o Dezembro Vermelho ganha uma importância ainda maior, valorizando a prevenção e alertando que o tratamento continua sendo para vida toda e permanece limitante em termos de qualidade de vida - finalizou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)