Vanessa Grazziotin critica MP que muda taxa de juros cobrada pelo BNDES

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/08/2017, 15h58

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou a Medida Provisória (MPV) 777/2017, que substitui a TJLP pela TLP como índice para remunerar os empréstimos feitos pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A mudança vai além do nome do índice, disse a senadora. Vanessa Grazziotin afirmou que com a MP, a taxa, que é mais baixa para estimular o financiamento de projetos voltados para o desenvolvimento nacional, a geração de emprego e o aumento da renda, se aproximará das de mercado, mais altas.

A senadora negou que o BNDES apenas tenha financiado projetos no exterior. Ela mencionou empréstimos para ações de desenvolvimento regional, geração de energia limpa e apoio às exportações de pequenas, médias e micro empresas.

— Os dados disponíveis mostram que o BNDES vem ao longo dos últimos anos cumprindo o seu papel de fomentador da economia nacional e tendo resultados invejáveis, inclusive se comparado aos grandes bancos comerciais do Brasil. Mas apesar dos resultados e de uma atuação técnica rigorosa e vigorosa, há uma intensa movimentação para reduzir o seu papel, com o argumento de se reduzir o monstruoso deficit fiscal patrocinado pelo atual governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)