Ana Amélia se manifesta contra criação de fundo para financiar campanhas

Da Redação e Da Rádio Senado | 15/08/2017, 15h36

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta terça-feira ser natural a reação contrária da sociedade ao projeto de reforma política, que tramita na Câmara e pode criar um fundo para financiar, com dinheiro público, as próximas campanhas eleitorais.

Ana Amélia disse que os cidadãos não pode concordar que R$ 3,6 bilhões sejam usados para pagar as campanhas enquanto os serviços públicos básicos sofrem com a falta de recursos.

Ela reconheceu que a tese do financiamento público de campanha é até aceitável, especialmente com tantos escândalos, em que empresas que doaram dinheiro foram beneficiadas com contratos públicos e pagaram propinas às autoridades.

No entanto, Ana Amélia disse ser possível receber dinheiro de empresas sem sofrer interferência durante a sua atuação no cargo. Para tanto, basta dar transparência aos dados, acrescentou.

— Temos uma responsabilidade com a sociedade que não tem hospital, que não tem vaga na escola, que não tem vaga na creche, que não tem vaga na escola de educação especial para as crianças e adultos deficientes, nós temos de fazer alguma coisa para demonstrar que nós vamos ajudar esses setores. E penso que a sociedade mobilizada vai fazer a diferença nesse processo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)