Cartilha sobre o novo ensino médio é lançada na Biblioteca do Senado

Da Redação | 10/08/2017, 17h35

A cartilha "Novo Ensino Médio: o que é importante saber?", que busca responder às principais dúvidas de estudantes sobre o assunto, foi lançada em evento na Biblioteca do Senado. A publicação, produzida pelo senador Pedro Chaves (PSC-MS), será distribuída em escolas de todo país. O lançamento teve a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, representantes do Ministério da Educação e senadores.

O senador explicou que a primeira edição da cartilha tem 30 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente nas escolas. Pedro Chaves anunciou que será lançada em breve uma versão eletrônica, para que o conteúdo da cartilha seja acessado pela internet.

A nova configuração do ensino médio brasileiro foi estabelecida pela Medida Provisória (MPV) 746/2016, da qual o senador Pedro Chaves foi relator no Congresso. Previsto para ser implantado em 2019, o novo ensino médio passa a ter três disciplinas obrigatórias e não mais 13.

As mudanças incluem aulas em tempo integral e a formação técnica de nível médio durante o tempo regular de estudo. A implantação da reforma depende ainda da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos.

O senador Pedro Chaves destacou, dentre as alterações do novo modelo, a flexibilização do ensino e a possibilidade de maior autonomia dos alunos.

— É uma cartilha bastante simples. Ela tira basicamente todas as dúvidas, inclusive da formação técnico profissional. No novo ensino médio, o aluno é protagonista do seu futuro. O ensino é extremamente flexível — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)