Aécio diz que retorna ao Senado com 'absoluta serenidade'

Da Redação | 04/07/2017, 17h56

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) negou, nesta terça-feira (4), acusações feitas contra ele, disse que é vítima de uma “armação” e destacou que o seu retorno ao Senado se dá “pela estrita observância da lei, pelo respeito a direitos assegurados e pelo que determina a Constituição”.

— Não cometi crime algum. Não aceitei recursos de origem ilícita, não ofereci ou prometi vantagens indevidas a quem quer que fosse e tampouco atuei para obstruir a ação da Justiça, como me acusaram — disse.

Aécio afirmou que, durante os mais de 30 anos de sua vida pública, sempre atuou na defesa do interesse público, na preservação do patrimônio dos brasileiros e na correção de injustiças que, segundo ele, impedem o Brasil de alcançar a condição a que tem direito. Sobre os fatos revelados na delação do empresário Joesley Batista, Aécio diz ter sido vitima de uma armadilha “engendrada e executada por um criminoso confesso de mais de 200 crimes”.

— Não houve envolvimento de dinheiro público. Tratou-se de um negócio particular, entre pessoas privadas. Tudo isso terá local próprio para ser definitivamente provado: a Justiça — afirmou.

O senador destacou que a decisão do ministro Marco Aurélio, que liberou o seu retorno ao Senado e negou pedido para sua prisão, demonstrou que o afastamento do mandato de um senador representa grave violação de preceitos constitucionais. Aécio ressaltou que está retornando com o firme propósito de, juntamente com os outros parlamentares e independente de filiações partidárias, trabalhar para que o Brasil supere suas “gravíssimas dificuldades”.

— Quero reafirmar meu compromisso e minha crença na necessidade de continuarmos avançando em uma ousada agenda de reformas que, aliás, foi a razão do apoio do PSDB ao governo do presidente Michel Temer — disse.

Aécio ainda destacou que as maiores vítimas da crise que o país está passando são os brasileiros e afirmou que é através da política feita com tolerância e respeito que será possível encontrar um virtuoso caminho para cada brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)