Senado aprova nomeação de novo embaixador do Brasil em Belize

Da Redação | 27/06/2017, 18h43

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (27) a indicação de Luciano Helmold Macieira para exercer o cargo de embaixador do Brasil em Belize.

Carioca, graduado em Engenharia Mecânica, Helmond ingressou na carreira diplomática em 1985. Desde então, serviu no Consulado-Geral em Barcelona (Espanha) e na embaixada brasileira em Rabat, capital do Marrocos.

Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no início de junho, o diplomata confirmou que o país centro-americano passa por uma grave crise financeira, em parte porque o setor de petróleo não se desenvolveu como o esperado.

Belize descobriu reservas petrolíferas em 2005, e o setor cresceu até 2011, melhorando a renda do país por meio das exportações. Mas novas reservas ainda não foram encontradas, o que tem levado a quedas na produção desde 2011 e a um forte deficit fiscal, uma vez que investimentos foram realizados na esperança de que os tempos de riqueza continuariam.

O intercâmbio comercial do Brasil com Belize ainda é pequeno, tendo atingido cerca de US$ 5 milhões no ano passado, em grande parte devido ao fato de a economia do país caribenho ainda ser incipiente em diversas áreas. O diplomata prometeu incrementar a colaboração brasileira, especialmente no setor da agricultura.

As exportações para Belize ainda são resultado principalmente de iniciativas de comerciantes locais que buscam, no Brasil, produtos como mármore, sapatos e toalhas. Muitos produtos chegam a Belize por meio de outros países, como EUA e México. Já as exportações de Belize concentram-se em produtos primários como banana e crustáceos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)