CAE autoriza operação de US$ 750 milhões para programa de energia sustentável

Da Redação | 20/06/2017, 11h11

Operação de crédito externo autorizada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) vai destinar US$ 750 milhões a Programa de Financiamento para Energia Sustentável. O programa é federal  e foi encaminhado pela Mensagem 30/2017, do presidente da República. A operação se dará entre Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O relator, senador Elmano Férrer (PMDB-PI), votou favoravelmente à autorização da operação de crédito, vendo que foram atendidas as condições financeiras estipuladas. Elmano explicou que o dinheiro será destinado a investimentos de projetos sustentáveis e inovadores, contribuindo para a geração de emprego e sustentabilidade no Brasil.

Os objetivos específicos do programa são o financiamento verde, incluindo, mas não se limitando às energias renováveis e eficiência energética e o financiamento de micro, pequenas e médias empresas, o que vai contribuir para o aumento de sua produtividade.

— Satisfeitas as condições financeiras estipuladas pelas resoluções do Senado Federal, não há motivos, do ponto de vista técnico, para se negar a autorização do Senado ao pleito em exame — afirmou o relator.

A comissão aprovou ainda requerimento de urgência para que a matéria seja analisada o quanto antes pelo Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)