Requião convoca brasileiros a elaborar projeto de reconstrução do país

Da Redação | 08/06/2017, 13h07

Em pronunciamento nesta quinta-feira (8), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) convocou todos os brasileiros que “estão desvinculados da globalização financeira e do grande capital” a se unir, suplantando até mesmo o partidarismo, para a elaboração de um projeto de poder que promova a reconstrução do Brasil.

Ele criticou o governo do presidente Michel Temer, que, a seu ver, vem acelerando a desconstrução e o enfraquecimento dos direitos sociais obtidos com a Constituição Federal, seja se eximindo ou demorando para regulamentar pontos da Carta Magna, seja avançando para diminuir o que já está garantido.

Requião lamentou a "persistente devastação" da Constituição, com a aceleração das reformas trabalhista e previdenciária, tentativas de desmonte do Sistema Único de Saúde, intervenções na área educacional pública e outras medidas que, para ele, atentam contra a soberania nacional.

Na opinião do senador, operários, agricultores, a classe média, funcionários públicos, professores bancários, profissionais liberais, estudantes, religiosos e todos os grupos desvinculados da “financeirização que esteriliza a produção, mata empregos e arrefece os ânimos” devem se unir nesse momento.

— A permanência ou não de Temer, as eleições diretas ou indiretas, tudo isso somado é menor que a urgência de se tecer um projeto de poder, um projeto nacional popular e democrático, um projeto de refundação do Brasil nação, um projeto para um Brasil soberano, altivo, desenvolvido, justo e bom para todos  — disse Requião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)