Situação de cursos de enfermagem à distância será debatida na Comissão de Educação

Da Redação | 29/05/2017, 08h33

Os problemas dos cursos de graduação em enfermagem à distância serão tema de audiência pública interativa na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A audiência será realizada na quinta-feira (1º), às 10h30.

O Conselho Federal de Enfermagem realizou em 2015 uma operação para verificar as condições de formação oferecidas pelos cursos de graduação em enfermagem à distância e o resultado foi preocupante. Foram visitados 315 polos de apoio presencial, onde o conselho constatou que muitos não contavam com biblioteca ou sequer condições para a prática de estágio supervisionado, espaços para disciplinas básicas e específicas, como anatomia, fisiologia e bioquímica, entre outras.

Outra constatação da operação foi de que a carga horária das aulas práticas dos cursos representavam menos de 8% do exigido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem, que são 4 mil horas.

Foram convidados para o debate a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Aparecida Caetano; o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, Valdirlei Castagna; e representantes do Conselho Federal de Enfermagem, do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação, do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde, da Associação Brasileira de Educação a Distância, da Associação Nacional das Universidades Particulares e da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior.

A audiência será realizada na sala 15 da Ala Senador Alexandre Costa, e terá tradução na língua brasileira de sinais (Libras). Os cidadãos podem participar com comentários ou perguntas aos parlamentares e aos convidados.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)