Jorge Viana quer mais tempo para análise da reforma trabalhista no Senado

Da Redação | 11/05/2017, 14h58

O Senado precisa de mais tempo para analisar o PLC 38/2017, pois a reforma trabalhista, que vai modificar tanto a vida do cidadão, não pode ser aprovada sem debates profundos. Foi o que defendeu o senador Jorge Viana (PT-AC) durante a sessão temática feita para discutir a proposta, nesta quinta-feira (11).

A edição das leis trabalhistas em vigor no país completa 74 anos e, apesar da evolução ao longo dos anos, é evidente que alguns pontos precisam de atualização, segundo Viana. Exemplo disso é a burocracia enfrentada pelo empregador para gerar empregos ao ser obrigado a respeitar dispositivos que podem ser considerados “perversos”, salientou.

No entanto, uma mudança de tal monta — o projeto do Executivo, que tinha sete artigos, foi transformado em um texto que altera mais de mil dispositivos da legislação, na Câmara — não pode ser discutida em uma semana, em sessões especiais, para depois o texto ser aprovado “com rolo compressor” nas comissões.

Viana sugeriu que se estabeleça um prazo mínimo de discussão, sugeriu pelo menos três meses de análise, para quem tem opinião, divergências ou sugestões sobre o texto poder se manifestar.

— O Brasil precisa trazer suas leis, os regramentos da relação de quem emprega e do empregador, para o século 21. Mas lamento afirmar que, com essa proposta do governo, apoiada pela Câmara, estamos levando para o começo do século 20, e não andando para a frente, mas andando para trás — opinou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)