Gleisi Hoffmann reclama da pressa na tramitação da reforma trabalhista

Da Redação | 11/05/2017, 14h53

A maneira como a reforma trabalhista vem sendo discutida no Senado foi alvo de reclamações da senadora Gleisi Hoffmann. Na sessão temática sobre o assunto nesta quinta-feira (11), ela alegou que está havendo pressa na tramitação do PLC 38/2017, com a marcação de audiências conjuntas das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS).

- Estamos vendo na prática um regime de urgência. Não podemos ser mansos aqui, senão quem vai pagar a conta é o povo brasileiro. Não vamos aceitar regime de urgência dessa matéria. Vamos discutir à exaustão - afirmou a senadora, que sugeriu a presença de economistas na próxima audiência sobre o assunto.

Num recado aos participantes da audiência pública favoráveis ao projeto, a senadora afirmou que uma reforma nos direitos trabalhistas deferia começar por categorias profissionais que gozam de garantias e benefícios, como magistrados, promotores, professores universitários e até políticos.

- O mais lamentável é ver quem tem direito garantido vir aqui e achar que a precarização do direito alheio é algo justo. Eu fico perguntando se nós teríamos coragem aqui de discutir isso para juiz, para promotor, para professor de universidade. Não temos. Esta Casa não tem coragem. Sabe por quê? Porque vocês vêm fazer lobby aqui dentro. O trabalhador pobre não vem aqui dentro fazer lobby. Ele é vítima do que nós discutimos e da visão da maioria aqui, que é muito mais para os ricos do que para os pobres - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)