Humberto Costa condena aumento da violência contra os índios

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/05/2017, 17h22

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou o governo de Michel Temer pela postura em relação aos povos indígenas. O parlamentar denunciou o crescimento da violência no campo contra os trabalhadores rurais e contra os índios.

O senador disse que os agressores e assassinos do campo tem contado com o apoio do governo federal, devido ao silêncio das autoridades sobre os crimes cometidos na área rural. Humberto Costa ainda criticou o ministro da Justiça por estar a serviço dos latifundiários.

O senador comentou também a demissão do ex-presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Fernandes Toninho Costa, o qual afirmou que foi demitido por ser honesto e não admitir ingerência política no órgão.

- Está aí a prova mais bem-acabada de que Michel Temer comanda um acelerado processo de desmonte de todas as nossas políticas indigenistas. Políticas que, ao longo dos governos do PT, foram aceleradas para por fim aos conflitos entre as mais de 250 etnias indígenas e os produtores rurais, especialmente, no que se refere às demarcações de terras - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)