Senado aprova indicação de Paulo César de Vasconcellos para Embaixada em Israel

Da Redação | 18/04/2017, 18h14

O senado aprovou nesta terça-feira (18) a indicação, pela Presidência da República, do diplomata Paulo César Meira de Vasconcellos (MSF 5/2017) para o cargo de embaixador do Brasil em Israel. Foram 45 votos favoráveis, um voto contrário e uma abstenção.

Paulo César Meira de Vasconcellos nasceu em 1953, na cidade do Rio de Janeiro. O indicado é ministro de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores. Ele ingressou no curso de preparação à carreira de diplomata do Instituto Rio Branco no ano de 1976.

Dentre as funções desempenhadas, destaque para a de primeiro-secretário e conselheiro na Embaixada em Washington e cônsul-geral adjunto no Consulado-Geral em Nova York, nos Estados Unidos; conselheiro na Embaixada em Ottawa, no Canadá e embaixador na Embaixada em Bangkok, capital da Tailândia.

A presença de significativa comunidade judaica no Brasil (aproximadamente 110 mil pessoas, conforme o último censo do IBGE), a décima maior do mundo, faz do Brasil um país relevante para Israel.

Israel é importante parceiro do Brasil na área de ciência e tecnologia, reconhecido por sua excelência em setores como biotecnologia, engenharia e softwares. O país recebe bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras e tem memorando bilateral de estímulo à inovação, além de outros acordos em áreas como turismo, cinema, agropecuária e extradição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)