Senadoras elogiam mobilização das mulheres em caso de assédio

Da Redação | 05/04/2017, 18h43

As senadoras Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM) e Rose de Freitas (PMDB-ES) chamaram a atenção em Plenário, nesta quarta-feira (5), para o desfecho da denúncia de uma funcionária da TV Globo sobre assédio que sofreu do ator José Mayer. A figurinista Susllem Tonani relatou em carta sofrer episódios de assédio há meses.

A senadora Vanessa contextualizou o caso enfatizando que inicialmente o ator havia negado as acusações. O ocorrido mobilizou atrizes e funcionárias da TV Globo que na manhã de terça-feira (4) estamparam a frase “Mexeu com uma, mexeu com todas” em suas roupas. A direção da emissora comunicou a suspensão de José Mayer, que publicou nota admitindo o erro.

— Apenas estou registrando essa que para nós foi uma vitória importante. Fica aqui a nossa solidariedade e o nosso reconhecimento à mobilização dessas funcionárias da TV Globo –  explicou Vanessa.

Em seguida, a senadora Rose de Freitas usou o caso para enfatizar  a luta feminina por igualdade.

— Essa expressão “Mexeu com uma, mexeu com todas” significa que o Brasil feminino não aceita mais qualquer atitude indigna de desrespeito que destrate a mulher na sua forma de ser e na sua forma de conceber a relação entre homem e mulher, em uma sociedade que se pretende ser extremamente justa com a mulher, mas com tanto tratamento desigual – declarou Rose enquanto demais senadoras em Plenário seguravam placas que traziam a mesma frase de protesto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)