Plenário aprova criação do Dia Nacional do Teatro Acessível

Da Redação | 04/04/2017, 19h11

O dia 19 de setembro será celebrado como o “Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”. É o que determina o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 124/2014, aprovado nesta terça-feira (4) no Plenário do Senado. A matéria agora segue para a sanção presidencial.

Proposto pelos deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o projeto tem a intenção de ajudar a divulgar a cultura por meio de atividades cênicas que ofereçam práticas de acessibilidade física e comunicativa a pessoas com deficiência, promovendo assim, mais integração aos esses segmentos da sociedade.

A iniciativa surgiu depois da campanha “Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”, idealizada e lançada pela organização não governamental Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, em junho de 2011, a fim de disseminar pelo Brasil a cultura e a prática do teatro acessível, e de uma audiência pública feita na Câmara dos Deputados em maio de 2013, quando diversos especialistas discutiram o assunto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)