Comissão de Relações Exteriores debaterá atuação do Brasil no cenário internacional

Da Redação | 24/03/2017, 10h37

A atuação do Brasil na ordem internacional contemporânea será tema do primeiro painel do ciclo de debates promovido pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na segunda-feira (27). O ciclo, que se intitula “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras?”, promoverá debates quinzenalmente às segundas-feiras, às 18h.

Para o primeiro debate, os convidados são os embaixadores Rubens Barbosa e Gelson Fonseca Júnior e o professor doutor Eduardo Viola. Com o tema “Tempestade ou Calmaria? A Configuração da Ordem Internacional Contemporânea e a Atuação do Brasil”, a audiência vai abordar assuntos como a ordem que emergiu após a Guerra Fria; o período posterior a 11 de Setembro; as iniciativas do Brasil nos planos do multilateralismo, da geopolítica e da segurança internacional e a soberania brasileira frente aos desafios da ordem internacional.

— Entre os palestrantes teremos diplomatas. Optamos por convidar aqueles com vasta experiência e reconhecimento, mas que não estão mais ocupando postos no governo; acadêmicos; jornalistas; pesquisadores e profissionais que têm em relações internacionais e defesa nacional seu objeto de estudo e reflexão — disse o presidente da CRE, Fernando Collor (PTC-AL), na última reunião da comissão.

O debate será interativo, ou seja, a população poderá participar com observações e perguntas aos palestrantes por meio do portal e-Cidadania. A reunião será feita no plenário 7 da ala Senador Alexandre Costa.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)