Sabatina de indicado para diretor da Anvisa será na próxima quarta-feira

Da Redação | 22/03/2017, 12h34

O relatório favorável à indicação de Fernando Mendes Garcia Neto para novo mandato de diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi lido nesta quarta-feira (22) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Após a leitura, foi concedida vista coletiva regimental. A sabatina do indicado deve ser realizada na próxima quarta-feira (29) e, em seguida, haverá a votação da mensagem (MSF 14/2017) do governo federal com a indicação.

De acordo com o relatório do senador Eduardo Amorim (PSDB-SE), o indicado possui um histórico profissional satisfatório e apresentou as documentações exigidas pelo Regimento Interno do Senado Federal. Entre elas, a de que não possui parentes em atividades públicas ou privadas vinculadas à sua atividade profissional e a de que não figura como réu ou autor em ações judiciais.

Currículo

Fernando Mendes Garcia Neto é natural de Ribeirão Preto (SP) e tem 57 anos. Formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro, em 1980, ocupa desde 23 de fevereiro o cargo de diretor da Diretoria de Autorização e Registros Sanitários. Desde dezembro de 2011, atuou em diversos órgãos da agência.

Antes de trabalhar na Anvisa, exerceu, no Ministério da Agricultura, o cargo de subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração,e foi membro do Conselho Fiscal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Também trabalhou no Ministério da Saúde, com gestão de projetos do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSus).

Ele foi professor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), entre junho de 1985 e junho de 1995.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)