Lúcia Vânia registra passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down

Da Redação | 22/03/2017, 20h28

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) lembrou que na última terça-feira (21) comemorou-se o Dia Internacional da Síndrome de Down. Ela celebrou o fato de que, em sua avaliação, todo o mundo tem evoluído em seu entendimento a respeito dessa condição, e o preconceito “cedeu lugar” à integração e ao respeito.

- [Este dia] representa não apenas um momento de reflexão para que todos dediquemos carinho e atenção às especificidades da atenção às pessoas com deficiência. Trata-se também de um momentos para entendermos a importância de os gestores públicos pensarem políticas bem desenhadas e específicas.

Ela salientou que, no cuidado dos portadores da síndrome, um dos aspectos mais importantes é “o desenvolvimento das potencialidades” de cada indivíduo, a constante atividade e a inserção social e econômica. Em relação a isso, ela destacou a dedicação de familiares e o trabalho de profissionais que se dedicam a isso.

A senadora também lembrou da sua atuação como secretária nacional de Assistência Social do governo federal, entre 1995 e 1998, quando se debruçou sobre as necessidades dos portadores de Síndrome de Down. Recordou também que, já como senadora, apresentou projeto de lei para tornar disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a equoterapia, tratamento terapêutico com cavalos que traz benefícios comprovados aos pacientes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)