CAS aprova ato que muda rito de votação de requerimentos na comissão

Da Redação | 22/03/2017, 13h15

A votação de requerimentos na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) seguirá um novo rito determinado pelo Ato 1/2017, aprovado nesta quarta-feira (22) pelo colegiado. Segundo o ato, os requerimentos serão lidos em uma reunião e apenas poderão ser votados na reunião seguinte, para evitar que sejam aprovados com pouca participação dos senadores.

De acordo com a presidente da comissão e autora do ato, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), a comissão estava recebendo muitos requerimentos que vinham sendo aprovados com a presença de dois ou três senadores.

- Nós vamos fazer com que os requerimentos que chegam sejam lidos e depois cotados na próxima reunião nossa e sempre estarão na pauta, porque, assim, todos os interessados poderão estar presentes – explicou Marta.

A senadora disse ainda que outras comissões estão fazendo o mesmo para evitar a aprovação de requerimentos sem a participação ampla dos membros da comissão.

Carne Fraca

Foram lidos três requerimentos na CAS, nesta quarta-feira (22), para que os ministros da Saúde; da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e da Justiça sejam chamados a explicar os impactos da Operação Carne Fraca da Polícia Federal, que descobriu irregularidades na fiscalização e na produção de carnes em frigoríficos do país.

De autoria dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), os requerimentos serão votados na próxima reunião. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu que essas audiências sejam feitas em conjunto com outras comissões, já que os mesmos requerimentos foram apresentados em vários colegiados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)