Aprovado pela CAE, empréstimo para Salvador vai ao Plenário

Da Redação | 21/03/2017, 11h43

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (21) a contratação de operação de crédito externo no valor de US$ 52,5 milhões entre o município de Salvador (BA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos se destinam ao financiamento parcial do Programa Nacional de Desenvolvimento do  Turismo em Salvador (Prodetur-Salvador). A operação, que conta com a garantia da União, seguirá para deliberação do Plenário do Senado (MSF 9/2017).

A contratação recebeu voto favorável do relator, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que ressaltou parecer da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mostrando a capacidade de pagamento da prefeitura como suficiente. "Na referida análise, o município de Salvador aparece classificado na categoria "B+, o que equivale a uma situação fiscal boa e risco de crédito médio", afirma o relator, citando o documento da STN.

Os senadores Ricardo Ferraço (PSDB-ES), José Agripino (DEM-RN), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) destacaram a situação financeira da prefeitura de Salvador, que consideraram boa. Os senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Lídice da Mata (PSB-BA) manifestaram expectativa de que sejam votados também empréstimos solicitados pelo governo do estado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)