Reguffe apresenta propostas para reforma política e critica 'lista fechada'

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/03/2017, 19h02

A votação em lista fechada, prevista no texto da reforma política em análise no Congresso, foi criticada em Plenário pelo senador Reguffe (sem partido-DF). Para ele, as mudanças são inaceitáveis, porque vão tirar do eleitor o direito de escolher seus candidatos.

O senador apoiou a PEC 9/2015, do voto distrital, e a PEC 10/2015, que torna o voto facultativo. Para Reguffe, além de mais democrático, o projeto obrigará a classe política a fazer um trabalho de convencimento de ideias e de conscientização, para levar o eleitor às urnas.

Reguffe também citou a PEC 8/2015, cria um sistema de revogabilidade de mandatos, determinando que cada candidato terá que registrar suas propostas e compromissos perante a Justiça Eleitoral. O descumprimento dos compromissos, segundo o texto, levará à perda do mandato. Além disso, o senador também disse que protocolou o PLS 36 de 2015, que introduz uma padronização das campanhas, sem a concessão de dinheiro para candidatos ou partidos políticos.

— Essas são, basicamente as minhas propostas de reforma política. Isso é o que eu acho que aproximaria os eleitores da representação política. Nós teríamos uma representação política mais em consonância com o desejo do eleitor, teríamos eleições menos desiguais, mais justas, o sistema seria constantemente oxigenado, renovado. Isso aqui seria uma representação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)