Rede Virtual de Bibliotecas comemora Dia do Bibliotecário com exposição e nova logomarca

Da Redação | 09/03/2017, 20h15

Como parte das comemorações do Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, a Biblioteca do Senado Federal lançou nesta quinta-feira (9) a nova logomarca da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI). No mesmo evento, foi inaugurada uma exposição documental sobre a rede.

A RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 12 bibliotecas da administração pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O acervo tem como prioridade a área do Direito, especificamente a doutrina, mas abrange também outras áreas das Ciências Humanas e Sociais.

— Essa rede de bibliotecas permite que os leitores tenham acesso ao acervo de todas elas. Além disso, permite a economia de atividades porque o acervo que é tratado por uma biblioteca não precisa ser tratado pela outra e há a economia, também, na hora da aquisição dos acervos — explicou a coordenadora da biblioteca do Senado, Mônica Rizzo.

A logomarca foi concebida pela Coordenação de Publicidade e Marketing (Comap), em um processo que durou três meses. O técnico Marcelo Campos, que criou a nova logo, explica que a identidade visual é parte do processo de comunicação e é esse processo que dá transparência às instituições e as aproxima da população.

Exposição

A exposição ficará aberta durante o mês de março. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, de 8h30 às 18h30. Entre os destaques da mostra estão os diversos manuais produzidos para padronizar a execução das atividades e facilitar a recuperação da informação.

Na exposição também poderão ser vistas notícias divulgadas na imprensa e trabalhos publicados sobre a RVBI, além de imagens dos eventos, treinamentos e das equipes das 12 bibliotecas que compõem a Rede.

Participaram da inauguração o Diretor-Executivo de Gestão do Senado, Marcio Tancredi; a diretora da Secretaria de Gestão de Informação e Documentação, Dinamar Cristina Pereira Rocha; e a coordenadora-geral da Secretaria de Comunicação, Edna de Souza Carvalho, além do ex-secretário-geral da Mesa da Câmara dos Deputados, Mozart Vianna.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)