Biblioteca do Senado inaugura exposição em homenagem ao Dia do Bibliotecário

Da Redação | 06/03/2017, 09h15

Como parte das comemorações do Dia do Bibliotecário, a Biblioteca do Senado Federal inaugura na quinta-feira (9), às 18h30, exposição documental sobre a Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI).

A RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado, que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 12 bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender as demandas de informações de seus órgãos mantenedores.

O acervo registrado na base de dados da RVBI tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente a doutrina, mas abrange também outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Cada biblioteca da Rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, dos usuários e fornecedores. Essas bases compõem-se de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender as necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.

A atual Rede Virtual de Bibliotecas, assim denominada desde 2000, originou-se na Rede SABI - Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1975, a partir da automação da Biblioteca do Senado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Nesses 41 anos de funcionamento, a Rede acompanhou as inovações tecnológicas, implantou formato internacional de intercâmbio bibliográfico, possibilitando a compatibilidade com outras redes e sistemas de informação.

Exposição

A exposição permanecerá aberta durante o mês de março. A visitação pode ser feita de segunda à sexta, de 8h30 às 18h30. Figuram como destaques da mostra os diversos manuais produzidos nesses mais de 40 anos com o objetivo de padronizar a execução das atividades e otimizar a recuperação da informação. Como principal produto gerado a partir do Catálogo Coletivo da RVBI, a Bibliografia Brasileira de Direito (BBD), produzida pelo Senado Federal desde 1986, terá sua história narrada nessa exposição.

Na exposição também poderão ser vistas notícias divulgadas na imprensa, trabalhos publicados sobre a RVBI, além de imagens dos eventos, treinamentos e das equipes das 12 bibliotecas que compõem a Rede.

Nova logomarca

A nova logomarca da Rede Virtual de Bibliotecas também será lançada na quinta-feira. A nova logo da RVBI é uma metáfora gráfica que sintetiza seus propósitos: trabalho em rede, inovação e acesso público ao conhecimento. Em formato esférico, representa uma estrutura construída a partir da união de elementos interdependentes.

Dia do Bibliotecário

O Dia do Bibliotecário foi instituído no Brasil pelo decreto presidencial 84.631/1980. É comemorado em 12 de março, data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)