Eunício volta a cobrar dos líderes a instalação das comissões permanentes

Da Redação | 15/02/2017, 19h10

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, reforçou em Plenário nesta quarta-feira (15) o pedido para que os líderes partidários finalizem as indicações para as comissões permanentes da Casa para que elas possam ser instaladas o mais rapidamente possível. O pedido foi uma resposta ao senador Paulo Paim (PT-RS), que fez o apelo para que as comissões sejam instaladas antes do carnaval. O presidente afirmou que, se for preciso, votará com relatório de Plenário matérias que precisam ser votadas pela Casa.

- Eu renovo o apelo público para que a gente possa ter as comissões em funcionamento. Não havendo a instalação das comissões, essa presidência é obrigada, de oficio, a pautar matéria para que tenha relatório feito aqui em Plenário. Não é a vontade da Presidência, mas eu não vou deixar esse Plenário vazio sem discutir matérias que são de interesse da população brasileira. Esse é o nosso papel - afirmou.

O presidente explicou que a Mesa do Senado não tem poder para agilizar a instalação das comissões e que cabe aos líderes de bancada, respeitando a proporcionalidade partidária e os entendimento entre lideranças, definir a composição e o comando das comissões. Eunício lembrou ainda que, quando estava em campanha para a Presidência da Casa, defendeu que todas as matérias em discussão no Senado tramitassem pelas comissões técnicas antes de vir a Plenário.

Até agora, apenas a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) teve presidente e vice-presidente eleitos. Ainda falta definir o comando de outras 12 comissões permanentes. As últimas indicações devem ser apresentadas na próxima reunião de líderes, marcada para terça-feira (21).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)