Eunício Oliveira defende volta da normalidade às instituições na Venezuela

Da Redação | 08/02/2017, 18h51

O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Julio Borges, opositor do governo de Nicolás Maduro, visitou nesta quarta-feira (8) o presidente do Senado, Eunício Oliveira. Eles conversaram sobre a situação política e econômica da Venezuela.

“Viemos falar sobre a difícil situação vivida em meu país, que está imerso em uma profunda crise econômica, com escassez de alimentos. Há um processo de hiperinflação. As instituições não funcionam. Há uma intervenção do Ministério do Trabalho na gestão do Parlamento, que não tem autonomia nenhuma. Nós, parlamentares, estamos sem receber salário desde julho do ano passado”, afirmou Borges, que pediu ajuda ao Parlamento brasileiro.

O presidente do Senado manifestou total solidariedade ao presidente do Parlamento venezuelano em função da necessidade de que as instituições do país voltem a funcionar com normalidade.

“Nós defendemos que a democracia prevaleça, que as eleições aconteçam e que povo da Venezuela decida o que é melhor para eles. Ditaduras, nem de esquerda e nem de direita”, afirmou Eunício Oliveira.

Ao final do encontro, Julio Borges pediu ao presidente do Senado apoio para a realização de um evento do Parlamento Latino-Americano (Parlatino) em favor da democracia na Venezuela e também para a realização das eleições regionais adiadas no ano passado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE). As eleições regionais ocorreriam em dezembro e escolheriam os governadores dos 23 estados do país. A Constituição venezuelana não determina uma data exata para a realização da votação, apenas estabelece que elas aconteçam a cada quatro anos.

“O governo venezuelano governa fora da Constituição”, declarou Julio Borges.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)