Aprovada indicação da nova embaixadora do Brasil nos Países Baixos

Da Redação | 13/12/2016, 18h16

Foi aprovada em Plenário nesta terça-feira (13) a indicação da diplomata Regina Maria Cordeiro Dunlop para o cargo de embaixadora do Brasil nos Países Baixos (Holanda).

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Regina Maria Cordeiro Dunlop é formada em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Linguística pela Universidade de Reading, no Reino Unido. Ingressou no Instituto Rio Branco em 1981 e, entre as funções que desempenhou, destacam-se a de chefe da Missão Permanente em Genebra, Suíça; diretora do Departamento de Ásia e Oceania, no Itamaraty; e assessora da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores.

Ao ser sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no início de novembro, Regina Maria destacou as relações de comércio entre os dois países, sendo a Holanda o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil. Estima-se que mais de 150 empresas holandesas estejam instaladas aqui, incluindo multinacionais de grande porte. Outra parte significativa desse contingente é formada por pequenas fábricas especializadas em produtos de alta tecnologia.

Em 2015, as transações comerciais com a Holanda totalizaram US$ 12,5 bilhões, com saldo comercial superavitário da ordem de US$ 7,6 bilhões em favor do Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)