Animação ensina o que é refinanciamento da dívida

Da Redação | 13/12/2016, 08h30

Mais um vídeo da série de animações Orçamento Fácil foi lançado na segunda (12) no Portal de Notícias Agência Senado. Com linguagem simples e atraente, o internauta poderá ter as noções básicas de um tema complexo como é o refinanciamento da dívida pública brasileira.

 

Considerada o primeiro projeto pedagógico multimídia do Senado, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação em parceria com a Consultoria de Orçamento, a série conta agora com 13 vídeos, que explicam as três leis que compõem o sistema orçamentário do país (Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA) e a dívida pública.

Lançado há três anos, o projeto vem obtendo grande aceitação. Registrou mais de 848 mil visualizações no período. E a meta é ultrapassar a marca de 1 milhão em 2017. Além do Portal de Notícias e do canal do projeto no YouTube, o vídeo do Senado pode ser acessado em portais de transparência como os dos governos de Santa Catarina e do Rio de Janeiro. As animações também foram usadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Angola.

A série multimídia faz parte de um esforço do Senado para dar transparência ao Orçamento do país. Nesta terça (13) deve ser lançada mais uma ferramenta para facilitar o acesso do cidadão às informações sobre receita e gastos públicos. Intitulado Siga Brasil Painéis, ele deve ser apresentado durante sessão do Senado, antes da votação da PEC do Teto de Gastos (PEC 55/2016).

Acesse os outros vídeos da série Orçamento Fácil em www.senado.leg.br/orcamentofacil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)