CAS aprova indicado para a Agência Nacional de Saúde

Da Redação | 07/12/2016, 11h22

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (7) a indicação de Leandro Fonseca da Silva para o cargo de diretor da Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS), na vaga decorrente da renúncia de Leandro Reis Tavares. Foram 11 votos favoráveis e 1 contrário à indicação do economista, que depende agora da aprovação do Plenário do Senado para assumir o cargo.

Durante a sabatina, Fonseca manifestou apoio ao projeto em tramitação no Congresso que unifica as regras de gestão, poder e controle social das agências reguladoras (PLS 52/2013). O texto busca garantir maior autonomia e dar mais transparência para as agências. O projeto trata também de exigências para o cargo de diretor e de critérios de independência na elaboração dos planos de ação das agências.

Fonseca citou o projeto ao ser questionado pelo relator da indicação, senador Eduardo Amorim (PSC-SE), sobre contribuições que o Senado poderia dar para melhorar o funcionamento da ANS.

— Eu entendo que esse projeto fortalece as agências na medida em que valoriza o conhecimento técnico para a ocupação de cargos de diretoria - respondeu o indicado.

Fonseca ainda respondeu a indagações sobre outros temas como o reajuste dos planos coletivos empresariais  e  a utilização da rede pública por beneficiários de planos de saúde.

— Nosso desafio é encontrar o equilíbrio entre a remuneração para operadoras e prestadores de serviço com preços justos para o usuário. Um eventual desequilíbrio pode acarretar a quebra de operadoras e risco de ineficiência no atendimento – disse Fonseca.

Currículo

Servidor federal de carreira, Leandro Fonseca está na ANS desde 2010, onde já atuou como diretor adjunto de Fiscalização, diretor adjunto de Normas e Habilitação de Operadoras, gerente-geral de Integração Setorial, e, desde 2014, gerente-geral de Acompanhamento das Operadoras e Mercado.

Leia mais sobre o projeto de lei geral das agências reguladoras na revista Em discussão!, que circula nesta quarta-feira encartada no Jornal do Senado e pode ser acessada também no formato site e PDF.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
ANS CAS Comissão de Assuntos Sociais