Projeto de inclusão estimula pessoas com deficiência visual a andarem de bicicleta

Da Redação | 05/12/2016, 18h12

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, promovida pelo programa Senado Inclusivo, foi aberta na manhã desta segunda (5) com uma palestra do grupo “DV [Deficiente Visual] na Trilha”, projeto que utiliza bicicletas do tipo tandem, ou duplas, operadas por duas pessoas. O ciclista que enxerga é condutor. A pessoa com deficiência ocupa o pedal de trás.

O "DV na Trilha" existe há 12 anos e tem o objetivo de contribuir com a inclusão de cegos, por meio do acesso a esporte e lazer — no caso, o ciclismo. O grupo participa de competições, inclusive internacionais, e trilhas longas.

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Simone Cosenza, a iniciativa surgiu de um grupo pequeno de amigos que decidiu pedalar em Brasília. Todavia, mesmo depois de aumentar o nível de dificuldade das trilhas e participar de competições, o grupo ainda sentia falta de algo.

— Em 2004, nós participamos de um evento chamado "Nesse Natal vai dar pedal para o deficiente visual". Decidimos dividir, com pessoas que não podem, essa sensação maravilhosa que é pedalar. Vários DVs se emocionaram com a volta que fizemos de bicicleta. Quando percebemos isso, tivemos a certeza de que era o que faltava para o grupo — contou Simone.

Vera Regina, cega e revisora de braile da Gráfica do Senado, disse que a proposta é "uma ótima iniciativa". Para ela, pedalar ajuda tanto física quanto psicologicamente.

— Eu já conhecia um pouco desse projeto. A palestra de hoje foi muito boa e muito válida principalmente para aumentar a autoestima. Eu indico que todos os deficientes passem pela experiência — disse Vera.

O grupo se reúne quinzenalmente, aos sábados, no Jardim Botânico de Brasília. Os participantes contam com auxílio de doações, parcerias de empresas e trabalhos voluntários. O próximo encontro será no próximo sábado (10).

Semana de Valorização

A programação da Semana continua nesta terça (6), com um debate sobre atendimento à pessoa com deficiência e acesso aos bens culturais e ao lazer.

O evento do Senado marca as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado em 3 de dezembro. A programação completa, com horários e locais das atividades, pode ser vista no hotsite da Semana. As inscrições podem ser feitas pela intranet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)