Ana Amélia pede afastamento de ministro da Secretaria de Governo

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/11/2016, 20h59

A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou nesta segunda-feira (21) o afastamento do ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima, até que sejam esclarecidas as acusações de que ele usou o cargo em benefício próprio. Ela ressaltou que fez as mesmas cobranças quando denúncias envolviam os ministros da ex-presidente Dilma Rousseff.

— O poder não pode ter amigos. Quando tem amigos, se esses amigos incomodarem e se o líder que exerce o poder não tiver uma atitude enérgica, corre sérios riscos de fragilidade política e institucional — alertou.

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero acusou Geddel de tê-lo pressionado para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) liberasse as obras de um edifício em Salvador, na Bahia.

O presidente Michel Temer anunciou nesta segunda-feira (21) que Geddel Vieira Lima continua no cargo.

Bebidas

Ana Amélia alertou ainda para a importância da redução de consumo de bebidas alcoólicas. Ela relatou ter participado de um seminário que tratou do tema e lembrou da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de uma diminuição de 10% até 2025.

Ana Amélia ressaltou ainda o Programa de Consumo Responsável, que estimula o respeito à lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores, além de promover a segurança viária e incentivar o consumo moderado.

Outro mau efeito do uso do álcool, segundo Ana Amélia, é a combinação entre a bebida e a direção de automóveis e motocicletas. Disse que o Sistema Único de Saúde e a Previdência Social gastaram, em 2014, no atendimento às vítimas de violência de trânsito R$ 56 bilhões.

— O mais grave é que grande parte de acidentes de automóveis ou de motos, especialmente, são de jovens da faixa de 18 a 30 anos — lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)