Senado reúne especialistas para debater a primeira infância

Da Redação | 17/11/2016, 16h28

Profissionais brasileiros e franceses, comprometidos com a divulgação de informações que contribuam para a garantia de mais atenção à primeira infância, vão participar da 9ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, entre os dias 22 e 24 de novembro, no Auditório Petrônio Portela do Senado.

O evento, com o tema A Primeira Infância e os Desafios do Milênio, é promovido pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, que está comemorando dez anos de ações voltadas para a defesa dessa fase da vida, considerada primordial na formação e desenvolvimento da pessoa.

A programação da semana, que conta com o apoio da Embaixada da França e outros parceiros institucionais, é voltada para representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, pedagogos, educadores, profissionais da saúde, psicólogos, além do público em geral interessado no assunto.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet (acesse aqui).

Palestras

Entre os palestrantes internacionais, destaca-se Alain Ducousso-Lacaze, professor de Psicopatologia Clínica na Universidade de Potiers, na França. Ele trabalha há vários anos com a evolução nas organizações familiares e dirige naquele país uma pesquisa sobre o modo como se constroem os laços familiares dos pais e das crianças homoafetivas.

Além da palestra do especialista francês, outros temas que abordam a homoafetividade serão tratados como os aspectos jurídicos na adoção em famílias homoafetivas, assim como os desafios emocionais e a visibilidade social dessas famílias.

Também serão discutidos no evento o impacto no brincar e na vida em geral das crianças com a entrada maciça da tecnologia no cotidiano infantil; a terceirização no cuidar e na mediação social das crianças; a importância da educação sobre transmissão transgeracional; as infâncias ainda invisíveis no País; e o impacto de separações parentais, tanto por divórcio quanto pela impossibilidade do convívio, especialmente da figura paterna.

No encerramento, haverá o lançamento de livros sobre a primeira infância. A Comissão de Valorização da Primeira Infância tem por meta realizar eventos e ações anuais, como também editar publicações para difundir debates sobre o tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)