Redação do Enem usa trecho de reportagem do Jornal do Senado

djalba-lima | 08/11/2016, 10h14

O trecho de uma reportagem do Jornal do Senado serviu de orientação para que os estudantes elaborassem a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no domingo (6). Mais de 5,8 milhões de alunos participaram do Enem, segundo o Ministério da Educação.

O tema da redação foi a intolerância religiosa. Um dos quatro textos que guiaram os estudantes foi um parágrafo da reportagem “Intolerância religiosa é crime de ódio e fere a dignidade”, de autoria da repórter Juliana Steck, que o Jornal do Senado publicou em abril de 2013:

“O direito de criticar dogmas e encaminhamentos é assegurado como liberdade de expressão, mas atitudes agressivas, ofensas e tratamento diferenciado a alguém em função de crença ou de não ter religião são crimes inafiançáveis e imprescritíveis.”

Por ter aparecido no Enem, a reportagem foi a mais lida nesta segunda-feira (7) no Portal de Notícias Agência Senado. Ao longo do dia, até as 22h, o texto de 2013 teve 3 mil acessos.

A reportagem foi publicada na seção Especial Cidadania, que o Jornal do Senado edita toda terça-feira e o Portal de Notícias também publica. Confira aqui o texto original da reportagem.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: