Pedro Chaves diz que sociedade será ouvida sobre a MP do ensino médio

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/10/2016, 15h41

O senador Pedro Chaves (PSC-MS), eleito relator da medida provisória  (MP 746/2016) da  reforma do ensino médio na comissão mista que analisará a matéria, disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (20), que nada é mais urgente no Brasil do que melhorar a educação.  Ele afirmou que o fato de reforma ter sido tratada por meio de uma medida provisória não irá impedir que a sociedade seja ouvida sobre o assunto.

- Como relator, terei a responsabilidade de escutar os diversos seguimentos que desejam construir um modelo eficaz de educação que atenda aos anseios do país - disse o senador.

Para Pedro Chaves, o ensino médio no Brasil está estagnado e com desempenho bem abaixo da meta fixada pelo governo.  Prova disso é que o resultados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de  2015 foi 3,7 igual à de 2011, enquanto a meta é de 4,3. Além disso, na opinião do senador, mudanças no sistema educacional são essenciais para conter os elevados índices de reprovação e evasão escolar.

- Os dados indicam que, já no primeiro ano, a reprovação chega a 16,6% e o abandono, a 8,8%. Consertar esse sistema é o primeiro passo para evitar a evasão de cérebros que assombra hoje nosso futuro como nação. Um modelo eficaz, aberto e direcionado a contemplar as aptidões dos alunos servirá de motor para uma sociedade próspera e desenvolvida - afirmou.

 

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)