Bauer questiona Dilma sobre falta de registro de dívida com bancos públicos

Da Redação | 29/08/2016, 13h15

O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) questionou a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), alvo de processo por crime de responsabilidade em curso no Senado Federal, se ela considerava correto não indicar a existência de pendências financeiras de seu governo com bancos públicos no balanço de 2014.

Dilma justificou a prática afirmando seguir orientação do Banco Central, que não estabelecia a obrigatoriedade desse registro tanto nas estatísticas de dívida pública quanto de resultado primário do governo. Ela afirmou que essa metodologia mudou a partir de janeiro de 2015, quando o Tribunal de Contas da União (TCU) emitiu parecer com entendimento diverso sobre o assunto.

- Isso não tinha sido computado não por decisão nossa, mas por decisão do Banco Central. A partir da decisão do TCU, não só passamos a computar como pagamos todo o passivo (junto aos bancos públicos) – respondeu Dilma, retomando um ponto que já foi objeto outras vezes de discussão entre os defensores e os adversários do impeachment.

Para esses últimos, o TCU não criou uma regra nova. Apenas decidiu a questão pela primeira vez, provocado pelo fato de o que era uma prática de governos anteriores ter sido descumprida durante o governo Dilma Rousseff por força da chamada "contabilidade criativa" - isto é, por manobras contábeis que ocultaram a real situação das contas públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)